Introdução
Na realidade brasileira o rádio não é uma mídia
ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais utilizada
e abrange todas as classes sociais. Hoje em dia, o rádio está: em carros, nas
casas, nos celulares, na praia, nas academias, para ouvir mensagens religiosas,
no trabalho etc. As tecnologias tem causado profundas modificações culturais que podem
trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de
apreensão do saber por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o
rádio.
A deficiência no
processo de comunicação entre escola e aluno é tida como um dos entraves na
concretização do processo ensino-aprendizagem. Estratégias tais como uso
adequado da voz, utilização de recursos de áudio para facilitar a produção e transmissão de conhecimentos, adaptação de processos educativos com
uso do rádio, além da criação de laboratório de comunicação o qual o aluno poderá
potencializar sua capacidade criativa, de trabalhar em equipe, a possibilidade de mostrar seu
talento, são algumas das vantagens que este projeto poderá proporcionar a
escola. Com uma comunicação cada vez mais envolvente e uma
participação mais parceira entre educadores e educando, poderemos enfrentar a
triste realidade dos analfabetos funcionais os quais se constituem em pessoas
que passam pela escola e se certificam sem saber ler ou entender textos
elementares.
Dessa forma, como veremos ao longo
desse projeto, no ano de 2014, quando pelo processo de remoção, isto é, quando
ocorre a mudança da lotação do cargo de Professor de uma para outro estabelecimento
de ensino desde que exista vaga no estabelecimento pretendido, foi remanejado
para o Colégio Amyntas de Barros em Pinhais-PR. Na ocasião estavam na Direção a
Professora Miria Chepak, Sebastiana Stinglin e o Professor Osni A. da Silva, conversamos
sobre a possibilidade de montarmos uma rádio, visto que a escola possuía um
sistema de som integrado em cada sala de aula o que possibilitaria em muito o
projeto. E foi no segundo semestre daquele ano que inauguramos a Rádio Amyntas.
Ela se efetivou não como sempre realizei nos outros estabelecimentos por onde
passei, no pátio com caixa de som onde um grupo de alunos, no intervalo, tocavam
musicas e recados. Mas, como uma rádio web que foi ao ar no dia 20 de novembro
de 2014.
A Rádio Amyntas após sua inauguração passou
por duas etapas: convencional e educativa. A primeira, como estávamos em
férias, possibilitou uma maior divulgação da rádio entre os nossos alunos e
professores; já a segunda iniciou-se em 2015, com a proposta de que a equipe de
professores se aproprie do espaço, a partir de suas atividades e formações específicas,
tornando-a educativa.
A implementação de uma rádio
educativa requer ações coletivas e
democráticas dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a represente
a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da
cidadania. A proposta de uma Rádio Web no Colégio
Estadual Amyntas de Barros não pretende com isso o “desmantelar” o currículo e
sim uma maior flexibilização, no sentido de proporcionar ao aluno, que através
de alguns temas ele possa trabalhar com liberdade todas as áreas do
conhecimento, ser mais uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem.
A
Rádio Amyntas buscará fomentar em alunos e professores a através da “transdisciplinaridade”[1] veiculação de programas
com formatos e linguagem dirigida aos alunos do Ensino Fundamental ao Ensino
Médio, abordando questões da vida cotidiana, possibilitando uma escuta
reflexiva e crítica, para que deste instrumento, os alunos aprendam:
identificar, selecionar, relacionar, imaginar, criticar a partir da audição.
Justificativa
Em desenvolvimento...
A Rádio Amyntas tem por finalidade auxiliar no planejamento,
transmissão e produção audiovisual produzidas em sala de aula com auxílio dos
Professores das diversas disciplinas, visando apoiar as políticas escolares nas
áreas culturais, científicas, pedagógica e lúdicas possibilitando na construção
de uma Rádio Educativa.
Ojetivo Específicos
v Produzir e
veicular programas socioeducativos e culturais em articulação com as
disciplinas afins;
v Despertar, através da
informação e do debate os principais problemas da comunidade escolar e da sociedade,
atitudes de reflexão que contribuam para soluções criativas;
v Oferecer à comunidade escolar
e do entorno entretenimento e informação, que proporcionem um aumento da
qualidade de vida da Escola;
v Fazer do rádio um
instrumento para a consolidação de escolas realmente cidadãs;
v Exercitar a comunicação
oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição
do pensamento;
v Investir na formação de
jovens repórteres para que consigam comunicar em linguagem
mais acessível assuntos ligados à cultura, lazer, saúde, educação
e política;
v Favorecer a convivência nos
trabalhos em grupos, respeitando diferenças, níveis de conhecimentos e ritmos
de aprendizagem de cada integrante da equipe;
v Transmitir os programas de
segunda a sexta-feira pela internet e pelo sistema de som da Escola Amyntas;
Metodologia:
- Eleger
a equipe que trabalharão no projeto;
- buscar parcerias que apoiem as ações a serem
desenvolvidas (rádios locais, empresas e SEED);
- Fazer
um levantamento sobre os materiais necessários para implantar a rádio web;
- Definir
o local de instalação dos equipamentos radiofônicos;
- Fazer
uma seleção de alunos para colaborar no Projeto;
- Montar
um cronograma de trabalho com a definição das ações culturais e educacionais
juntamente com a truma do 1B que fazem parte do projeto;
- Solicitar
de pessoas especializadas na área radiofônica uma palestra a ser proferida na
comunidade para que a equipe do projeto implemente ações culturais e
educacionais com o uso da rádio;
- Cada
sala deverá organizar um pequeno grupo ficará responsável pelos programas de
uma semana. Os alunos escolherão os temas a serem discutidos, levantarão as
entrevistas, escolherão as músicas, as vinhetas e o nome do programa;
Referência Bibliográfica:
ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de. Radioescola: uma proposta para o
ensino de primeiro grau. São Paulo: Annablume, 1999. 106p.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1988. 223 p.
FURTADO, Ivonete Lidarci da Silveira; MAKUFKA, Mariley. O que
quer a comunidade escolar do Lauro Müller com a rádio escola? 2008.
116 p. Relatório de estágio (Graduação em Pedagogia - habilitação em Orientação
Educacional), Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado
de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.pergamumweb.udesc.br/dados-bu/000000/00000000000A/00000A76.pdf>.
Acesso em: 16 jan. 2009.
MAKUFKA, Mariley. Rádio Escolar: espaço de
compreensão crítica da mídia, de aprendizagem colaborativa e de uso dos gêneros
escritos e orais como objeto de ensino. 2010. 56 p. Monografia (Especialização
em Tecnologia Educacional) - Faculdade Dom Bosco, Cascavel, 2010. Disponível em:
<http://pt.scribd.com/doc/52156605/Monografia-Tecnologia-Educacional>.
Acesso em: 31 jun. 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares
Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos
parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/CEF. 1998. 174 p.
MONTEIRO, C. G. . O papel educativo dos meios de comunicação.
CEPPG Revista, Catalão - Goiás, v. 1, p. 171 - 183, 05 mar. 2001.
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