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Tutorial - Como acessar a Rádio Amyntas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Objetivo da Rádio Amyntas



Introdução
Na realidade brasileira o rádio não é uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais utilizada e abrange todas as classes sociais. Hoje em dia, o rádio está: em carros, nas casas, nos celulares, na praia, nas academias, para ouvir mensagens religiosas, no trabalho etc. As tecnologias tem causado profundas modificações culturais que podem trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio.
A deficiência no processo de comunicação entre escola e aluno é tida como um dos entraves na concretização do processo ensino-aprendizagem. Estratégias tais como uso adequado da voz, utilização de recursos de áudio para facilitar a produção e transmissão de conhecimentos, adaptação de processos educativos com uso do rádio, além da criação de laboratório de comunicação o qual o aluno poderá potencializar sua capacidade criativa, de trabalhar em equipe, a possibilidade de mostrar seu talento, são algumas das vantagens que este projeto poderá proporcionar a escola. Com uma comunicação cada vez mais envolvente e uma participação mais parceira entre educadores e educando, poderemos enfrentar a triste realidade dos analfabetos funcionais os quais se constituem em pessoas que passam pela escola e se certificam sem saber ler ou entender textos elementares.
Dessa forma, como veremos ao longo desse projeto, no ano de 2014, quando pelo processo de remoção, isto é, quando ocorre a mudança da lotação do cargo de Professor de uma para outro estabelecimento de ensino desde que exista vaga no estabelecimento pretendido, foi remanejado para o Colégio Amyntas de Barros em Pinhais-PR. Na ocasião estavam na Direção a Professora Miria Chepak, Sebastiana Stinglin e o Professor Osni A. da Silva, conversamos sobre a possibilidade de montarmos uma rádio, visto que a escola possuía um sistema de som integrado em cada sala de aula o que possibilitaria em muito o projeto. E foi no segundo semestre daquele ano que inauguramos a Rádio Amyntas. Ela se efetivou não como sempre realizei nos outros estabelecimentos por onde passei, no pátio com caixa de som onde um grupo de alunos, no intervalo, tocavam musicas e recados. Mas, como uma rádio web que foi ao ar no dia 20 de novembro de 2014.
A Rádio Amyntas após sua inauguração passou por duas etapas: convencional e educativa. A primeira, como estávamos em férias, possibilitou uma maior divulgação da rádio entre os nossos alunos e professores; já a segunda iniciou-se em 2015, com a proposta de que a equipe de professores se aproprie do espaço, a partir de suas atividades e formações específicas, tornando-a educativa.
A implementação de uma rádio educativa  requer ações coletivas e democráticas dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania. A proposta de uma Rádio Web no Colégio Estadual Amyntas de Barros não pretende com isso o “desmantelar” o currículo e sim uma maior flexibilização, no sentido de proporcionar ao aluno, que através de alguns temas ele possa trabalhar com liberdade todas as áreas do conhecimento, ser mais uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem.
A Rádio Amyntas buscará fomentar em alunos e professores a através da “transdisciplinaridade”[1] veiculação de programas com formatos e linguagem dirigida aos alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, abordando questões da vida cotidiana, possibilitando uma escuta reflexiva e crítica, para que deste instrumento, os alunos aprendam: identificar, selecionar, relacionar, imaginar, criticar a partir da audição.




[1] O termo data de 1970, quando Jean Piaget afirmou durante um congresso sobre interdisciplinaridade, que aquela etapa deveria ser sucedida por uma etapa transdisciplinar. O prefixo trans remete ao que está entre, através e além das disciplinas e da memória do conhecimento. Disponível em: http://www.sociologia.org.br/tex/ap40.htm (acessado 05/04/2015).


Justificativa

Em desenvolvimento...

Ojetivo Geral


A Rádio Amyntas tem por finalidade auxiliar no planejamento, transmissão e produção audiovisual produzidas em sala de aula com auxílio dos Professores das diversas disciplinas, visando apoiar as políticas escolares nas áreas culturais, científicas, pedagógica e lúdicas possibilitando na construção de uma Rádio Educativa.

Ojetivo Específicos

v  Produzir e veicular programas socioeducativos e culturais em articulação com as disciplinas afins;
v  Despertar, através da informação e do debate os principais problemas da comunidade escolar e da sociedade, atitudes de reflexão que contribuam para soluções criativas;
v  Oferecer à comunidade escolar e do entorno entretenimento e informação, que proporcionem um aumento da qualidade de vida da Escola;
v  Fazer do rádio um instrumento para a consolidação de escolas realmente cidadãs;
v  Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
v  Investir na formação de jovens repórteres para que consigam comunicar em linguagem mais acessível assuntos ligados à cultura, lazer, saúde, educação e política;
v  Favorecer a convivência nos trabalhos em grupos, respeitando diferenças, níveis de conhecimentos e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe;

v  Transmitir os programas de segunda a sexta-feira pela internet e pelo sistema de som da Escola Amyntas;

Metodologia:

- Eleger a equipe que trabalharão no projeto;
buscar parcerias que apoiem as ações a serem desenvolvidas (rádios locais, empresas e SEED);
Fazer um levantamento sobre os materiais necessários para implantar a rádio web;
- Definir o local de instalação dos equipamentos radiofônicos;
- Fazer uma seleção de alunos para colaborar no Projeto;
- Montar um cronograma de trabalho com a definição das ações culturais e educacionais juntamente com a truma do 1B que fazem parte do projeto;
- Solicitar de pessoas especializadas na área radiofônica uma palestra a ser proferida na comunidade para que a equipe do projeto implemente ações culturais e educacionais com o uso da rádio;
Cada sala deverá organizar um pequeno grupo ficará responsável pelos programas de uma semana. Os alunos escolherão os temas a serem discutidos, levantarão as entrevistas, escolherão as músicas, as vinhetas e o nome do programa;

Referência Bibliográfica:



ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de. Radioescola: uma proposta para o ensino de primeiro grau. São Paulo: Annablume, 1999. 106p.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. 223 p.
FURTADO, Ivonete Lidarci da Silveira; MAKUFKA, Mariley. O que quer a comunidade escolar do Lauro Müller com a rádio escola? 2008. 116 p. Relatório de estágio (Graduação em Pedagogia - habilitação em Orientação Educacional), Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.pergamumweb.udesc.br/dados-bu/000000/00000000000A/00000A76.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2009.
MAKUFKA, Mariley. Rádio Escolar: espaço de compreensão crítica da mídia, de aprendizagem colaborativa e de uso dos gêneros escritos e orais como objeto de ensino. 2010. 56 p. Monografia (Especialização em Tecnologia Educacional) - Faculdade Dom Bosco, Cascavel, 2010. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/52156605/Monografia-Tecnologia-Educacional>. Acesso em: 31 jun. 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/CEF. 1998. 174 p.

MONTEIRO, C. G. . O papel educativo dos meios de comunicação. CEPPG Revista, Catalão - Goiás, v. 1, p. 171 - 183, 05 mar. 2001.



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